PNEUMOCOCCICA 15
Composta de 15 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
A intercambialidade entre a Pneumo 13 e a Pneumo 15 foi avaliada por ensaio clínico que comparou a quantidade de anticorpos estimulada por esquemas completos de Pneumo 13 e de Pneumo 15 com as estimuladas por esquemas com todas as possibilidades de intercâmbio: três doses de Pneumo 13 e uma de Pneumo 15, duas doses de Pneumo 13 e duas de Pneumo 15 ou uma dose de Pneumo 13 e três de Pneumo 15.Tendo assim, sida respaldada cientificamente em qualquer ponto do esquema vacinal iniciado com a Pneumo 13.
Entretanto, no caso de intercambialidade com Pneumo 10 (Rede pública), para proteção adequada contra os principais sorotipos responsáveis por doença grave (19A e 3), deve ser adotado o esquema completo recomendado para a idade em que a primeira dose de Pneumo 13 ou Pneumo 15 for aplicada.
Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.
Em caso de atraso, o esquema dependerá da idade da criança no momento em que a primeira dose de Pneumo 13 ou Pneumo 15 for aplicada:
Até 6 meses: três doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 3 + 1).
Entre 7 e 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 2 + 1).
Entre 12 e 24 meses: duas doses com intervalo de dois meses (esquema 1 + 1).
A partir de 24 meses: dose única.
Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que aumentam o risco para doença pneumocócica invasiva ainda não vacinados: dose única de Pneumo 13 ou Pneumo 15, complementando a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pneumo 23)
DENGUE
Previnem quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Temos atualmente 2 tipos de Vacina contra a dengue:
Dengvaxia: crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. A vacina é recomendada somente para pessoas previamente infectadas por um dos vírus da dengue (soropositivos).
DengvaxiA: três doses, com intervalo de seis meses.
QDenga: crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue.
QDenga: duas doses, com intervalo de três meses.
CLIQUE AQUI para baixar o Calendário de Vacinação completo.
FONTE: Sociedade Brasileira de imunização