O desenvolvimento infantil é um processo que inicia desde a vida intra-uterina e envolve vários aspectos, como a maturação neurológica, o crescimento físico e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e às esferas cognitiva, afetiva e social da criança. Os primeiros anos de vida do ser humano são marcados por importantes formações motoras, físicas, mentais e sociais, sendo o período em que a criança possui especial sensibilidade aos estímulos vindos do ambiente, que chegam a ela por meio de seus sentidos. Nesta fase, é de extrema importância oportunizar variadas formas de movimento e garantir o desenvolvimento e crescimento adequados, assim tornando a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio, considerando seu contexto de vida.
1. Miranda LP, Resegue R, Figueiras ACM. A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria. J Pediatr. (Rio de Janeiro).2003;79:34-5.
2. Carvalho ATS, Mansur SS. Desenvolvimento neuropsicomotorde lactentes de risco social em um programa de estimulação precoce. In: II Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas/Criança e VIII Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica; 2005; Curitiba.
3- Saccani R et al.Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em criançasde um bairro da periferia de Porto Alegre. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 130-137, jul./set.